top of page

Pedro Almeida

Doutorado em Psicologia (UNED-Madrid, 2009), Mestre em Psicologia do Desporto (UMinho, 1998) e Licenciado em Psicologia Social e das Organizações (ISPA, 1990). Professor no ISPA - Instituto Universitário (desde 1995) onde ensina e investiga nas áreas do treino de liderança, desenvolvimento de equipas, coaching, treino de competências emocionais, psicologia do desporto e da performance, sendo autor de diversas publicações e/ou comunicações nesses domínios. Tem estado incluído em equipas de gestão de middle e top management do ISPA. É psicólogo de treinadores e atletas.

Colaborou ao longo de 25 anos com o SL Benfica, fundou o departamento de Psicologia (1994), fez 7 épocas com a primeira equipa do futebol profissional (01-04; 07-09; 17-19) e coordenou o departamento de psicologia até 2018.

Foi consultor nacional e internacional de treinadores, desenvolvendo o seu trabalho com praticantes de diferentes modalidades desportivas de alto rendimento que atuam em campeonatos nacionais e internacionais (futebol, futsal, atletismo, surf, ténis, ciclismo, patinagem artística,  automobilismo, motociclismo, natação, tiro e triatlo). Esteve presente como psicólogo nos Jogos Olímpicos de Londres (2012), com a seleção portuguesa de triatlo. É desde 2006, formador assíduo da FPF nos cursos de Treinadores UEFA A e UEFA PRO.

É partner de uma empresa na área do desenvolvimento de recursos humanos e ao longo da sua carreira desenvolveu atividade como formador nas áreas comportamentais e/ou como coach, com empresas de grande dimensão nacional e multinacionais.

Tem desenvolvido atividade com profissionais de e-sports, poker, atores, músicos, chefes de cozinha, políticos, pilotos de aviões comerciais e médicos (cirurgiões).

É membro efectivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), com as especialidades de Psicologia Social, das Organizações e do Trabalho, Psicologia Clínica e da Saúde, bem como as especialidades avançadas em Psicologia do Desporto e Coaching Psicológico. De 2016 a 2018 foi o representante português no grupo de trabalho de Psicologia do Desporto da EFPA (European Federation of Psychology Associations).

bottom of page